terça-feira, maio 17, 2005

Something about Football

Um artigo acerca de futebol que não cai no ridículo hoje em dia é quase uma missão impossivel. Críticas a arbitragens, a sistemas, a jogadores e treinadores são uma constante nos jornais especializados na matéria.
Este texto visa, não falar sobre árbitros ou sistemas, mas sim sobre a emoção e entusiasmo que o futebol faz sentir naqueles que o vivem com intensidade e fervor. Pessoalmente sou um grande adepto do desporto em geral e do futebol em particular, não nego mesmo que choro, vibro, riu, etc., com os resultados da minha equipa.
O futebol é um dos traços mais característicos da nossa cultura, bem como o fado, e embora haja quem goste e quem não goste, temos de admitir que hoje em dia é o futebol que mais exalta o nome de Portugal em todo o mundo. Basta irmos ao estrangeiro e dizer que vimos de Portugal para automaticamente ouvirmos : Figo, Ronaldo, Deco ou mesmo o longínquo Eusébio.
No fim-de-semana passado, o jogo entre o Benfica e o Sporting fez parar o País, assim como o jogo entre o Sporting e o CSKA irá igualmente fazer. Nesses momentos sentimos toda a ansiedade, toda a alegria, toda a tristeza que se pode imaginar. Não sejamos mesmo hipócritas e admitamos sem medo nenhum que numa altura em que o País está de rastos é o futebol que dá alguma alegria e esperança à nossa população.
Resta me desejar que o Sporting ganhe a Taça Uefa, que o Benfica seja mesmo campeão e que o futebol não se degrade e continue a ser o nosso ópio, o verdadeiro ópio do Povo.

P.R.