segunda-feira, abril 17, 2006

Amo-vos!

12h15 – O meu sono é avassalado pela “Parabola” dos Tool (sinal de mensagem no telemóvel). “Quem será o doido que me está a acordar?” – é este o meu primeiro pensamento. Abro o telemóvel e reconheço o número do meu amigo David Barata. Viagem para o Porto? Contratações do Benfica? São estas as hipóteses que figuram no meu imaginário…10 minutos mais tarde sonhava acordado que a mensagem do David fosse um pesadelo: “Morreu o Dino dos Morangos ao pé de Alcochete”.

Acordo sobressaltado! Ao meu lado a minha irmã acorda também.
“Paula, morreu o Dino dos Morangos!”. “O quê?!?” – responde a minha irmã de 15 anos completamente surpreendida.
Levantamo-nos os dois e deparamo-nos com o poster do Francisco Adam na porta do quarto dela. Parecia mentira, mas o Dino estava a sorrir para nós. Mas não era só o Dino que para nós sorria. Naquele momento sorriam no corpo do Francisco Adam mais pessoas. Reconheci Miki Féher, reconheci o jovem Bruno Baião. Vi, inclusive, os meus amigos “Taliscas” e “Diler” que desapareceram na flor da idade.

Muitas vezes critiquei os “Morangos com Açúcar”. Muitas vezes não me entra na cabeça aquela deturpação da realidade. Mas confesso: não perco um episódio da série.
Ver o Dino partir é quase como ver um amigo alegre e sempre bem-disposto dizer-nos: “Adeus e até sempre”.
O Francisco foi levado pelo destino, como o haviam sido Féher ou o meu amigo “Diler”.

Ninguém devia morrer tão jovem… mas a vida é mesmo assim e temos de a encarar de cabeça erguida e olhos postos no futuro. Mas a tristeza não passa, a tristeza fica, por muito tempo…

Não lamento apenas a perda do Dino dos Morangos. Lamento o Francisco. Lamento as vezes em que não disse aos meus pais o quanto os amo. Lamento as vezes em que não disse à minha irmã: “miúda, tou cheio de saudades tuas!”. E lamento porquê? Lamento porque não sei se amanhã cá estamos. E antes que seja tarde demais, quero dizer-vos a todos: AMO-VOS!! AMO-VOS MUITO!!! Vamos aproveitar o tempo que nos resta, porque lá em cima o Dino, o Féher, o “Taliscas” e o “Diler” estão a fazer uma “shaker night” em honra à nossa felicidade.

P.R.


Em memória de Francisco Adam
(1983-2006)

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Dino", Féher, Paulo Pinto, Bruno Baião, o teu amigo, dois amigos meus e demasiados por minuto nesta existência tão frágil.
Aceita que este texto é um passo em frente na tua formação como homem e que são gestos como este que faz com que tenhas amigos. Porque eu também quero dizer que os amo e tu és um dos melhores.
No mais, é curtir isto enquanto cá tivermos junto de quem nos quer bem! Por nós e pelos "dinos" que deixam este mundo com tudo para viver ().

2:10 da tarde, abril 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Em tudo ponho as palavra do Rui na minha boca.. Acabei de chegar de um Inter-Rail onde a amizade demonstrou ser uma coisa grandiosa e de respeito. Cheguei de novo a Leuven e todo o tempo que tive com aquelas 5 pessoas em viagem desvaneceu-se num unico pensamento.. amo-as e adorava passar mais tempo com elas daquela maneira ou de outra.. O mesmo se aplica às aventuras em Lx com vocês e com o pessoal da curta-metragem e às aventuras em Setúbal com todos aqueles que chamo: meus amigos. Enfim, a vida continua para nós e das coisas que mais penso é precisamente o tempo que quero e espero estar com.. os meus amigos.
()

6:31 da tarde, abril 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

junta amigos meus nos seus 20 anos de juventude...enfim...muito bom post.

10:25 da tarde, abril 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

uma lagrima caiu ao ler as tuas palavras...fez-m lembrar tambem de dois amigos meus k tb ja partiram, a kem a vida terminou sem ter começado: tenho-vos no meu coraçao... e concordo ctg, é preciso aproveitar cada momento para mostrar k amamos akeles k nos sao proximos. descansa em paz "dino".

1:40 da manhã, abril 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

é de lamentar é que seja preciso alguem morrer para voces se aperceberem disso.

é de lamentar que o Dino morra, como qualquer pessoa que conduz, mas sinceramente eu tou-me nas tintas para isso, a partir do momento em que uma pessoa vive ha sempre a probabilidade de morrer, qual é o espanto? nao vos entendo!

Não entendo a necessidade deste texto, foi um acto de solidariedade?compaixão?angustia? Eu tenho mais compaixão e solidariedade por familias que ficam destruidas e sao meros numeros nas estatisticas, onde tão todas as outras pessoas que morreram nestas férias da páscoa no teu post? Não estão não é? Nem sequer queres saber delas, agora o Dino? Grande actor! Féher? Grande jogador! Quantos jogadores de futebol morreram da mesma condiçao do Féher? Importáste-te muito com eles.. Isto é tudo muito bonito, mas não deixa de ser tremendamente hipócrita!

Para concluir so quero dizer que esperava muito mais de vocês.

5:18 da tarde, abril 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho por hábito comentar opiniões, mas neste caso parece-me necessário. Mais que um texto em solidariedade ao Francisco Adam, este é um texto que também visa reflectir acerca dos nossos sentimentos, dos sentimentos que temos para com os "nossos". O Dino era um actor. O Feher um jogador. O Taliscas tinha um Bar e o Diler era estudante ( como podes ver não era figuras públicas e também nunca ninguém falou deles).

Lamento muito a morte do Francisco, como lamento a de outros milhares de jovens que morreram nas mais variadas circunstâncias. Mas acima de tudo lamento a efemeridade da vida. É essa a essência. A efemeridade da vida e o sentido que lhe damos enquanto cá estamos.

Por último, desculpa se te decepcionámos. Fico á espera do próximo post...

6:29 da tarde, abril 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A efemeridade da vida nao é posta em causa como deves saber. O problema que eu ponho reflecte-se nas proporções que isto tomou, se tivesse morrido o Zé Ninguém espetado na árvore tu nao tinhas feito este post certo? e aí a efemeridade da vida também se reflecte. Foi neste ponto que voces me decepcionaram, pensava que eram superiores a isto e nao, nao tou a dizer que sou superior a voces, simplesmente desiludiram-me neste ponto só porque vêem uma telenovela nojenta.

Também eu fico à espera dum próximo post..

8:53 da tarde, abril 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ok!! Pontos de vista... Esta conversa é interminavél porque tu não me entendes a mim e eu não te entendo a ti.

Debate finito da minha parte!

10:25 da tarde, abril 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que fiquei..."atordoada" com os últimos comentários!
Todas as opiniões contam e de uma maneira ou de outra, vejam a novela ou a achem "nojenta", fez com que todos pensassem no assunto...uns escreveram..outros limitaram-se a ler e a comentar!
Deixem-se de "picardias" parvas e limitem-se a "rezar" para que não sejam vocês os próximos! Porque o erro é precisamente esse: pensar que só acontece aos outros!!!
l.l.

11:26 da tarde, abril 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Isto parece a TVI. O blog pode passar a chamar-se "Pensamentos Com Açúcar".

1:18 da manhã, abril 20, 2006  
Blogger Maya said...

Não vejo a série, não conheço a personagem, não conheci a pessoa, mas senti muita tristeza e revolta à mistura quando recebi a notícia da morte de um jovem quase da minha idade, que parecia ter acabado de arrancar tão bem na estrada da vida... e bah! Acabou.
Cada vez que acontece alguém partir "antes do tempo", é inevitável não pararmos para pensar no quanto a nossa vida é frágil. Sim, morre gente todos os dias, sim, há famílias que ficam destruídas sem nós "nos importarmos com eles", mas qualquer caso que se deixe conhecer nos faz pensar na eterna questão do "Carpe diem", seja se trate do vizinho do lado, seja se trate do porteiro da escola nº. 48 da cidade de Yuchip em Taiwan!
É óbvio que "é preciso alguém morrer" (alguém que nos seja minimamente próximo) para nos apercebermos disso! O caso do Dino, e de outras inúmeras figuras públicas só se destacaram por haver mais pessoas a tomarem conhecimento do que aconteceu. Nao é por isso, contudo, que alguém ache a morte do Dino mais trágica do que outras mortes precoces. Simplesmente não podemos lamentar em "actos de solidariedade" todas as mortes que ocorrem diariamente, mas também não podemos chamar de hipócrita um texto que traduz sentimentos tão nobres.

5:46 da manhã, abril 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o gelado preferido do Dino? Eucalipto de morango!

1:24 da tarde, abril 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Amo voces todos!!!!

1:55 da manhã, maio 09, 2006  

Enviar um comentário

<< Home