terça-feira, janeiro 09, 2007

os melhores filmes de 2006

3 meses de silêncio.

Sem nenhum de nós perceber muito bem porquê, há cerca de 3 meses que foi escrito o último texto neste blog. Porquê, interrogo-me.
Talvez estivessemos todos muito ocupados com o "fazer nenhum" que o verão sugere. Talvez o recomeço das aulas nos tenha varrido de tal forma o tempo que ninguém tivesse disposição para vir aqui escrever. Talvez o blog não estivesse a corresponder às expectativas que cada um de nós criou sobre ele. Talvez.
Pois bem, ano novo - vida nova. Abanemos este vegetal - sem vida própria desde Setembro passado.
O ano cinéfilo de 2005 foi atípico. Após um ano de pura viragem para dentro (por exemplo nos óscares de Hollwood), 2006 foi marcado pelo ressurgimento em força dos blockbusters em detrimento do cinema de autor. E vocês, consideram que este ano cinéfilo correspondeu às vossas expectativas? Ou não ficaram preenchidos com a oferta?
Na vossa opinião, quais os melhores filmes do ano que terminou recentemente?
Proponho que cada um faça uma lista com os 10 melhores filmes que tenha visto em 2006, de forma a termos aqui um tribunal cinematográfico que nos leve a algumas conclusões.

p.s - Esqueçam os filmes que entraram nas contas da edição passada dos óscares de Hollywood. Embora alguns tenham estreado em 2006, façam pontaria apenas para os que irão entrar nas contas da edição deste ano, dos Globos de Ouro e que já figuraram, por exemplo, no festival de Cannes.
Eis a minha visão da coisa:

1 - Inflitrado, Spike Lee
2 - The Wind that Shakes the Barley, Ken Loach
3 - O Tigre e a Neve, Roberto Benigni
4 - Paris je t`aime, 20 realizadores
5 - Dans Paris, Cristophe Honoré
6 - Carros, John Lasseter
7 - Maria Madalena, Abel Ferrara
8 - The Departed, Martin Scorsese
9 - O Perfume, Tom Tykwer
10 – Babel, Alejandro Gonzáles Iñarritu
A todos um bom natal.
R.C

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu admito: não me apetece escrever. Pronto já está.

Agora vamos ao cinema: o exercicío que propões não é muito fácil. Primeiro, não consigo fazer uma lista de dez filmes que eu ache mesmo que sejam muito bons. Segundo, porque ainda tenho que me estar a lembrar dos filmes que entraram na corrida para os Oscares do ano passado. É que aqui em Portugal os filmes de um ano convivem alegremente nas salas de cinema com os filmes do ano anterior, por isso torna-se dificíl fazer a distrinça!

Sendo assim, deixo apenas algumas sugestões:

Inside Man (Infiltrado)
Scoop ( do nosso amigo Woody!)

e claro, para mim o melhor filme do ano, The Departed (será que é desta que dão o óscar ao homem?)

e também gostei do 20,13 de um realizador português que eu agora não me lembro mas também realizou o Noite Escura, que também gostei muito.

Peço desculpa por este exercicío extremamente incompleto !

1:33 da tarde, janeiro 21, 2007  

Enviar um comentário

<< Home