segunda-feira, julho 24, 2006

Chokmah

É o alheamento total, que poucos conseguem, porque a sociedade não o permite. Torna-se, assim, necessário, para a obter, um afastamento de toda e qualquer possibilidade de influência.

Desmesuramento adequado.

Como é que é possível? É simples: é o cultivar de interesses, ser curioso, sentir a necessidade de descoberta, olhar para uma paisagem qualquer e reflectir. É afastar a inacção.

Será exequível tê-la em todo o seu esplendor? Penso que ja terão existido seres suficientemente afortunados para a terem gozado o mais possível, contudo dou mais valor aqueles que nunca a possuiram por completo, partilhando com outros curiosos a peça do enigma, que têm em seu poder, o que permitirá a criação lenta, no entanto cuidada da resolução dessa instância. Não reconheço como seres benéficos para a humanidade os seres que ja a gozaram e porquê que é assim? É assim porque a verdadeira essência deste conceito nao é passa pela sua posse por inteiro, mas sim de um partilhar de experiências de forma a poder auxiliar a uma evolução do Homem como ser racional que é.

Desta forma, o facto de se ser possuidor desta iluminação acaba por ser uma hipocrisia, na medida em que nunca ninguém partilhou a resolução do enigma. Porque será assim? terá sido por egoísmo ou simplesmente o reconhecimento que todos deverão busca-lo numa demanda solitária? O que é que isto proporciona? Leva-nos a encruzilhada entre a opressão provocada pela sociedade, que, enquanto reprime esta universalidade, tenta simultaneamente substitui-la com outras directivas que levam ao sentido oposto do conceito.

P.S. Não se deixem levar pela sociedade. É esta a minha contribuição para a resolução do enigma.

L.M.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"The path of excess leads to the palace of wisdom"

William Blake

A sabedoria é o segredo mais bem guardado da humanidade.No entanto, há pessoas que se aproximam mais dela do que outras.

Resolvi o enigma?

1:14 da manhã, agosto 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A sociedade não permite a chokmah.
Depois já é simples obtê-la: cultiva-se interesses, reflecte-se com paisagens no horizonte. Em seguida chamas hipócrita a quem a defende ter.
Percebo e assino por baixo quando dizes que o importante é a viagem e não o destino mas, porque os jogos de rins não são fáceis, aconselho-te a virares-te para outro caminho: Northfork, dos irmãos Polish ()

2:06 da manhã, agosto 07, 2006  

Enviar um comentário

<< Home